Ao vivo na tela da TV
Rolando Boldrin como Biliziquidi, especial de Chico de Assis, em teleteatro na TV Tupi, 1974.
Foto: Arquivo/AE

veja álbum
Televisão
Era um trabalho de Artista

Depois de enfrentar empregos diferentes como os de: sapateiro, frentista de posto de gasolina de bêra de estrada, auxiliar de armazém na área cerealista de São Paulo, este último emprego inaugurando a carteira de trabalho novinha, depois de muitas idas e voltas pelo interior, lendo, cantando e declamando coisas que emocionam... Fui procurar as emissoras de São Paulo para testes do que desse e viesse.

Podia ser de cantor ou ator de novelas de rádio, ou mesmo de programas humorísticos, o que, aliás, não faltava.

Nas rádios de São Paulo, América, Itapetininga, Record, em todas elas, deixava minha voz registrada para teste, e durante meses aguardava ansiosamente algum retorno de notícia que não veio.

A última tentativa foi na Rádio e TV Tupi, a pioneira no Brasil. TV Tupi Canal 3, onde habitavam os grandes mestres dessa arte maluca que é transmitida vinda do espaço, passando por dentro de fio elétrico, coisa que me espantava só de imaginar como podia ser isso...

Em 1958 fui incluído no quadro de figurantes com direito a um teste pra Rádio também. A primeira tentativa pra cantor aos olhos do Heitor, tendo ao piano o Maestro Élcio Álvares, foi um notório fiasco. Também quem mandou me aventurar num bolero do Gregório Barrios. Bem feito. Ainda se tivesse tentado um sambinha de breque, que nesta época era o meu forte ou mesmo uma toada do “Mourão da Porteira”.

Entre uns 300 colegas figurantes nessa luta estavam alguns artistas que depois se tornariam meus amigos imortais: Plínio Marcos, Fúlvio Stefanini, Chico de Assis, Walter Negrão e muitos outros. A maioria ia desistindo no meio do caminho tão difícil que era virar artista de verdade nesse tempo.

Era um “trabalho” de artista. Fui me familiarizando com esse meio e vendo que não era uma coisa do outro mundo, tudo era mundo natural, mesmo tentando imaginar como minha imagem passava pelo fio...